PAGES
Inovação é mais do que uma palavra da moda
Você já parou para pensar que inovação é mais do que uma palavra da moda? Mesmo que o conceito da palavra inovação seja bem variado, o termo refere-se à exploração bem-sucedida de novas ideias. Dessa forma, podemos dizer que a inovação é mais do que uma palavra da moda, apenas analisando a história da moda ao longo dos anos e todas as inovações que fizeram parte dela.
Por que é importante inovar na moda?
O setor de moda é passa por várias mudanças constantemente, independentemente se são mudanças positivas ou negativas. Por isso, investir em inovação é tão importante. Você precisa se adaptar a essas variações, a fim de consertar falhas e prever possíveis imprevistos.
Vamos aprofundar mais sobre o assunto ao longo do texto, compreendendo melhor de que a inovação é mais do que uma palavra da moda.
A inovação é mais do que uma palavra na moda: sustentabilidade e meio ambiente
Diante de tantos problemas e crises que viemos passando devido às ações humanas – o meio ambiente está pedindo ajuda –, apostar em uma tendência sustentável já está em alta por algum tempo.
Só acompanhar as mudanças no mundo da moda não basta para você ficar por dentro do mercado. A inovação é mais do que uma palavra da moda e você precisa se focar em criar coisas novas.
A procura por roupas e acessórios sustentáveis vem crescendo nos últimos anos, onde a utilização de materiais ecológicos apoiam movimentos em pró do meio ambiente.
A marca Amaro, por exemplo, é uma empresa brasileira que foi fundada em 2012 e lançou recentemente looks e acessórios sustentáveis. Nessa coleção, blusas, vestidos, saias, shorts, óculos e sapatos são produzidos por materiais reciclados e através de técnicas que economizam até 95% de água nos processos de acabamento.
Inovações na moda devido à Pandemia da COVID-19
Devido à pandemia, a Nike começou a fabricar escudos de proteção fácil e lentes respiratórios de purificação do ar com a utilização de materiais reaproveitados – de calçados e roupas –, com o objetivo de ajudar os profissionais na área da saúde.
A Adidas lançou uma máscara de alto desempenho e respirável, de material reciclável e reutilizável, muito recomendada para o uso durante as práticas esportivas.
Através dessas breves informações, é possível perceber que a inovação é mais do que uma palavra da moda! A inovação está intrínseca no mercado da moda, sendo essencial caso você queira acompanhar a evolução do setor.
Outra inovação foi a criação de um antivírus nas roupas. Isso mesmo que você leu! Duas empresas – Dalila Textil e Albini Group –, uma brasileira e outra italiana, desenvolveram um tecido que é capaz de repelir vírus, incluindo o SARs-CoV-2.
Através de partículas de prata, a malha bloqueia e expeli o vírus do tecido. De acordo com a empresa brasileira, Dalila Textil, o produto desenvolvido tem certificação de 99% de eficácia pelo Laboratório de Virologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Outras marcas, como Vollebak e SonoviaTech também apostaram nas malhas de metais para a criação de peças antivirais.
A empresa Carlo Ratti Associati desenvolveu um purificador portátil de guarda-roupa, que promete remover a maioria dos microrganismos presentes nas roupas.
A cada instante fica mais claro que a inovação é mais do que uma palavra da moda! Você ainda tem dúvidas?
Moda e tecnologia: a inovação é mais do que uma palavra da moda
Chegando ao fim do nosso artigo, finalizando o tema sobre a inovação é mais do que uma palavra da moda, vamos descobrir algumas das principais inovações da Internet do mundo da moda. Preparados?
Modelos digitais
Muitas empresas estão compondo seus portifólios através de modelos digitais em 3D, sendo um dos grandes destaques das inovações digitais no mercado da moda.
Mundo dos jogos online
Está em alta o consumo de roupas virtuais dentro dos jogos online e não é algo recente no setor de moda. Em 2019, a casa de moda Louis Vuitton colocou à venda roupas e acessórios para os jogadores de League of Legends.
Também conhecida como skins, esse tipo de produto já é consumido há muito tempo pelos jogadores.
Showroom virtual
Os compradores não precisam mais entrar em contato físico com as coleções. Através do showroom virtual, você tem a opção de interagir rapidamente com os produtos através do meio digital.
Loja virtual 360°
O cliente vai se sentir dentro da loja através desse ambiente digital 360°.
Realidade aumentada
As compras com a realidade aumentada ganharam muito espaço no mercado, principalmente devido a pandemia. Através de fotos de corpo inteiro, você pode encontrar os produtos com as medidas ideais para você.
E, aí? Gostou de saber que a inovação é mais do que uma palavra da moda?