PAGES
O que é vintage na moda?
O termo vintage se refere a uma corrente da moda que tenta recuperar modos antigos de vestimenta, principalmente os estilos das décadas de 20, 30, 40, 50, 60 e 70.
Vamos entender um pouco melhor o que é vintage na moda ao longo do artigo!
Principais características da moda vintage
Para conseguirmos entender o que é vintage na moda, vamos conhecer as principais características da moda vintage.
Veja a seguir as principais características da moda vintage:
- Figurinos de décadas passadas
- Estilos que eram tendências
- Utilização de peças de vestuário e acessórios autênticos
- Recriação de figurinos de moldes e modelos que estão disponíveis nas revistas de moda do século 20, mantendo os aspectos têxteis, a modelagem e o acabamento das peças de vestuário
- As roupas e os acessórios não precisam estar na moda atual, mas precisam estar de acordo com a década selecionada (desde o figurino, os acessórios e até mesmo o penteado do cabelo)
E, aí? Está conseguindo entender o que é vintage na moda?
Se ainda está um pouco confuso, pode ficar tranquilo! Ainda não acabamos!
Vintage não é o mesmo que retrô!
É comum que muita gente confunda vintage com retrô, mas não são a mesma coisa! Vamos entender o que é vintage na moda e o que é retrô na moda, diferenciando-os claramente.
O que é vintage na moda:
São aquelas peças que têm, pelo menos, de 20 anos até 99 anos de idade. Nesse estilo, busca-se recriar figurinos de décadas passadas, principalmente entre os anos de 1920 e 1970. É importante que o look, os acessórios e o penteado de cabelo estejam de acordo com a década escolhida.
O que é retrô na moda:
Existe uma reprodução de estilos antigos, como na moda vintage, mas são confeccionados nos dias atuais, incluindo peças fiéis da época ou inspirações. São várias referências de diferentes décadas em um único figurino.
E você sabe por que a moda vintage não inclui peças de roupas e acessórios com mais de 100 anos de idade? Qualquer peça que tenha mais do que essa idade, são consideradas antiguidade. Por isso, não se enquadram no termo vintage.
A seguir, conheça a história da moda dos anos de 1920 a 1970, e aprenda mais sobre o que é vintage na moda!
O que é vintage na moda: a história da moda das décadas de 1920 a 1970
Vamos aprofundar um pouco mais sobre o que é vintage na moda! Conheça a história da moda das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950, 1960 e 1970!
Em 1920, os espartilhos do século 19 não faziam mais parte da moda e as saias já mostravam um pouco mais as pernas. Aquela maquiagem marcante, com a boca de carmim em formato de coração.
Nesse período, Hollywood estava em alta, e os grandes estilistas da época, como Coco Chanel e Jean Patou, criaram roupas para grandes famosos.
O tecido predominante era seda, e as meias eram em tons de bege, sugerindo que as pernas estavam nuas. O chapéu, que foi por muito tempo um acessório obrigatório, passou a ser utilizado apenas durante o dia. O modelo mais popular, conhecido como cloche, só podia ser usado com os cabelos muito curtos – conhecidos como la garçonne.
Nos anos de 1930-1939, os esportes foram popularizados e renovaram os modelos de roupas. Os shorts chegaram para o uso das bicicletas. Os maios e os óculos escuros fizeram parte dessa época pelos artistas de cinema.
As saias ficaram mais longas e as bolsas permaneceram no tamanho pequeno, transformando-se em mais largas e sofisticadas no final da década.
Na década de 40, a moda estava voltada para a segunda guerra mundial. Assim, a silhueta era em estilo militar, de corte resto e masculino, com a utilização de casacos de ombros acolchoados.
Já as saias ficaram mais curtas e as calças entraram como a escolha mais prática.
Devido à falta de nylon e seda no mercado, as meias finas foram trocadas pelas meias soquetes e o tecido que estava em alta era o tweed.
Nesse período, os sapatos começaram a ser fabricados em grande escala. Dessa forma, o couro foi trocado por materiais sintéticos e de borracha.
Nos anos 50, depois da guerra mundial, a mulher ficou mais feminina e glamurosa. A silhueta feminina estava muito presente e a beleza começou a ser muito importante.
Ao longo da década, a moda colegial surgiu a partir do sportswear. Saias rodadas e calças cigarrete foram sucesso.
Os sapatos começaram a ser fabricados também em acrílico e o salto agulha foi uma grande novidade.
No final do período, o cinema lançou jaqueta de couro e calça jeans em um menino revoltado.
As duas décadas seguintes, de 1960 a 1979, foi o período dos hippies. Paz e amor foram os lemas dessa época, com roupas mais estampadas e de cores alegres.
Havia uma demonstração de sensibilidade e romantismo ao lado da descontração e do bom humor.
O que achou da nossa seção sobre O que é vintage na moda: a história da moda das décadas de 1920 a 1970? Se gostou, não deixe de conferir o tópico abaixo: marcas de luxo que investem no mercado vintage!
Marcas de luxo que investem no mercado vintage
A Gucci foi a primeira casa de moda luxuosa ao dedicar peças icônicas e bolsas da moda vintage, das décadas 1950, 1960 e 1970, no site Gucci Vault.
Stella McCartney e Burberry também investiram na moda vintage e foram as primeiras, ao lado da Gucci, a entrar no mercado.
Outras grifes investem, atualmente, na moda vintage e enxergam as peças antigas não vendidas como uma oportunidade única e imperdível